Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Doenças Cardiovasculares

No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. Os óbitos chagam a 300 mil por ano, englobando pessoas na faixa etária de 45 a 64 anos. Existem muitos fatores de risco: obesidade, sedentarismo, dislipidemia, estresse, tabagismo e, principalmente, uma alimentação rica em colesterol e gordura saturada. Para manter uma alimentação balanceada em gorduras, que evita problemas cardíacos futuros, devemos ingerir de 25% a 30% de gordura na alimentação diária, observando as seguintes dicas:

- Gordura animal (saturada): deve ser ingerida com moderação, uma vez que aumenta o colesterol e o LDL colesterol. São fontes desse tipo de gordura as carnes gordas, como picanha, maminha, cupim, costelas, carnes com gordura aparente, bacon e carne de porco, manteiga, vísceras em geral, o leite e os laticínios integrais, além de alguns alimentos vegetais, como óleo de dendê e óleo de coco. Essas gorduras em excesso aumentam o colesterol no sangue e formam placas nas artérias, chamadas ateromas, que podem causar o entupimento delas e provocar infartos.

- Gorduras poliinsaturada e monoinsaturada: são gorduras boas que aumentam o colesterol bom e contribuem para a diminuição do LDL e do colesterol total, reduzindo os riscos de doenças cardíacas. As principais fontes desse tipo de gordura são óleos de girassol, milho, soja, azeite e canola, amendoim, nozes, amêndoa e abacate. Essas gorduras são benéficas para a saúde, mas, como toda a gordura, é muito calórica também. Por isso, deve ser consumida com moderação. Use apenas meia garrafa de óleo vegetal por mês para cada pessoa.

- Ácidos graxos trans: devem ser consumidos com moderação, pois aumentam o colesterol sanguíneo (LDL - “colesterol ruim” e colesterol total) e diminuem o colesterol bom (HDL), aumentando os riscos de doenças cardíacas. São fontes desses ácidos os alimentos industrializados, como bolachas, amanteigados, salgadinhos, alimentos processados e algumas margarinas (muitas marcas já eliminaram essa gordura da composição).

Outros componentes da alimentação:

Fibras: advindas das frutas, dos grãos integrais, dos vegetais e das leguminosas, ajudam na diminuição do colesterol e do LDL, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. O consumo diário de fibras deve ser 20-35g/dia.

Além dessas dicas, é importante também equilibrar a alimentação diária com outros nutrientes.

Um comentário:

  1. Nossa que chique Sandi.. haha até Blog agora.. haha..
    Parabéns pela iniciativa, com certeza ajudará muitas pessoas com dúvidas...

    Beijoss
    Henrique Fiorentin

    ResponderExcluir