Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Plantas medicinais

Você já ouviu falar da Fitoterapia? Essa palavra tem origem grega e é resultante da combinação dos radicais phito (plantas) com therapia (tratamento), ou seja, tratamento através das plantas. A Fitoterapia é tão antiga quanto a história do homem e é usada na prevenção, alívio ou cura de diversas doenças.
Diferentes partes da planta (como raiz, casca, flores, folhas ou sementes) podem ser utilizadas neste tipo de tratamento, dependendo da sua finalidade. Mas atenção: apesar de não serem consideradas medicamentos, existem precauções na hora de consumir as ervas. Só devemos consumir as ervas que conhecemos e sabemos de onde vieram. Também é preciso ter cuidado com as interações que podem ser geradas ao misturar ervas diferentes. Gestantes, lactantes e crianças devem evitar o tratamento com fitoterápicos sem acompanhamento médico adequado

Principais fitoterápicos, suas indicações e precauções na utilização. Confira:
Alcachofra – Indicações: Má digestão. Advertências: Não deve ser utilizado por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático.

Camomila – Indicações: Cólicas intestinais. Quadros leves de ansiedade. Advertências: Raramente podem ocorrer reações alérgicas.

Capim-santo, Capim-limão, Capim-cidreira – Indicações: Cólicas intestinais e uterinas. Quadros leves de ansiedade e insônia. Advertências: Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos.

Carqueja – Indicações: Má digestão. Advertências: Evitar o uso com medicamentos para hipertensão e diabetes. O uso pode causar queda de pressão.

Cavalinha – Indicações: Edemas por retenção de líquidos. Advertências: Não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência renal e cardíaca.

Eucalipto – Indicações: Gripes e resfriados para desobstrução das vias respiratórias, como auxiliador no tratamento da bronquite e asma. Advertências: Não deve ser utilizado por pessoas com inflamação gastrointestinal e biliar, doença hepática grave e em menores de 12 anos. Evitar o uso associado com sedativos, anestésicos e analgésicos, pois pode potencializar suas ações. Pode interferir em tratamentos com hipoglicemiantes.

Espinheira-santa – Indicações: Má digestão, pirose e gastrite, prevenção de úlcera por uso de anti‐inflamatórios não esteroidais. Advertências: O uso pode provocar secura, gosto estranho na boca e náuseas

Guaraná – Indicações: Fadiga, como estimulante. Advertências: Não deve ser utilizado por pessoas com ansiedade, hipertireoidismo, hipertensão, arritmias, distúrbios cardíacos, estomacais e intestinais, gastrite e cólon irritável. Em altas doses pode causar insônia, nervosismo e ansiedade. Não associar com outras drogas que contenham bases xantínicas (café, noz-de-cola,mate) e anti-hipertensivos.


Guaco – Indicações: Gripes e resfriados, bronquites alérgica e infecciosa, como expectorante. Advertências: A utilização pode interferir na coagulação sanguínea. Pode interagir com antiinflamatórios não‐esteroidais.

Hortelã-pimenta – Indicações: Cólicas, flatulência e distúrbios hepáticos. Advertências: Não deve ser utilizado em casos de obstruções biliares, danos hepáticos severos. Na presença de cálculos biliares, consultar profissional de saúde antes de usar.

Maracujá – Indicações: Quadros leves de ansiedade e de insônia. Advertências: Seu uso pode causar sonolência. Não deve ser usado junto com medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso. Não utilizar cronicamente.

Melissa, Erva-cidreira – Indicações: Cólicas abdominais. Quadros leves de ansiedade e insônia. Advertências: Não deve ser utilizado por pessoas com hipotireoidismo. Utilizar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa.

Unha-de-gato – Indicações: Dores articulares e musculares agudas, como anti-inflamatório. Advertências: Não é recomendado o uso antes e depois de quimioterapia, nem em pacientes hemofílicos. Evitar o uso com imunossupressores e em pacientes transplantados ou esperando transplantes

É importante lembrar que somente um profissional da saúde pode orientar quanto à utilização correta de um fitoterápico. Procure um especialista para saber qual a erva mais indicada para o seu caso e como utilizá-la.

Um comentário:

  1. Manaa!! todo dia eu entro e leio seus post! hihi
    eu fiz um blog pra mim tbm, mais nao consigo ti colocar na lista! ;/
    vou ti passar o link!
    http://mayfurmaniak.blogspot.com/

    bjoo!!

    ResponderExcluir