Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

De olho nas Panelas....

Para uma boa alimentação não basta nos preocuparmos apenas com o tipo de alimento que ingerimos; precisamos nos preocupar também com os utensílios que utilizamos no seu preparo.


Alguns tipos de materiais liberam substâncias tóxicas para o nosso organismo, e quando esses materiais estão presentes nas panelas, essas substâncias vão parar direto no alimento.


Aço inox

Essas panelas contribuem na ingestão de ferro e cromo, nutrientes essenciais. Mas também são fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.
É a mais usada na cozinha profissional. ”Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita”,
O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a imperdir que os metais passem para os alimentos.

”O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso”,


Alumínio

Pesquisas apontam grandes quantidades do metal em alimentos cozidos em panelas de alumínio. Recomenda-se evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer.
pessoas com insuficiência renal crônica devem evitar panelas de alumínio.
ficou comprovado que átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo.

 

Ferro

Por liberarem significativas quantidades desse mineral, essas panelas são recomendadas em casos de anemia, são indicadas para famílias com carência de ferro. Esse tipo de panela deve ser reservada para o preparo de ensopados, refogados e molhos. No caso de frituras, seu uso é desaconselhável, por favorecer a deterioração do óleo.

É ideal para grelhados de filé e peito de frango e também para a saúde. Os panelões de ferro, de cor escura e muito pesados, são bastante tradicionais.


T-Fal (Teflon)

O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por ser dispensável o uso de gordura. A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução de conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. A maior preocupação com a panela é ecológica.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados. ”O que pode acontecer com uma panela esquecida no fogo” . A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio.


Vidro
As panelas de vidro são as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida. O material é obtido por um processo de congelamento de líquidos superaquecidos. O maior atrativo do vidro é a beleza e a transparência que permite ver o processo de elaboração dos alimentos. A facilidade da limpeza é outro ponto positivo. Mas o preço e fragilidade do material pesam na escolha. A panela é pouco prática, deixa a comida com gosto artificial e não dá um dourado bonito na fritura de carnes. ”Além disso queima a mão. Também não é possível ter controle da comida porque ela retém calor de forma esquisita - de baixo para cima”.


Prestem Atenção!!!
O inimigo número um da saúde são esponjas de aço -  O atrito da esponja na panela aumenta as chances de materiais como alumínio passarem para os alimentos.
O ideal é deixar as panelas de molho ou usar água quente.

2 comentários:

  1. Oi Sandra, adorei seu blog, as informaçoes são muito interessantes. Tenho todos os tipos de panela mas não abro mão das minhas panelinhas de ferro. Comprei de uma loja de Minas que tem preços muito bons e vale a dica o endereço é www.apaneladeferro.com.br . Bjos e parabens

    ResponderExcluir
  2. Ola Sandra, muito bom seu blog, estava procurando
    por panelas, e seu blog me ajudou muito.
    Parabens. airton

    ResponderExcluir