Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Alimentação na depressão

Existem várias causas que podem acarretar um estado depressivo como  isolamento, rejeição, perda, situações desagradáveis, exaqueca.

Em geral os depressivos têm tendência a comer produtos doces refinados (bolos, sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, pasteis.) Estes alimentos são muito pobres  em valor nutritivo, especialmente em vitaminas do complexo B, tão necessárias para o funcionamento normal do sistema nervoso. Há neles também uma certa preferência  por embutidos e gordurosos, que prejudicam tanto o sistema nervoso como o o bom funcionamento intestinal. Isso pode se tornar um ciclo vicioso, agravando a enfermidade.

Sugiro as seguintes substituições

- Doces, bombons, bolachas por: frutas doces frescas ou secas.

- Embutidos e gordurosos: castanhas, nozes, bolachas integrais, azeite extra virgem.

Faça uma dieta rica em vitaminas do complexo B, C, Ferro, Folatos e Magnésio.

Tenha uma dieta laxante alguns remédios causam obstipação intestinal.

Uma alimentação equilibrada, porém, é importante para manter o organismo com todos os nutrientes essenciais a vida proporcionando maior disposição e alegria.

Dê adeus a ansiedade, depressão e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

ALFACE:

Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

BANANA:

De acordo com recentes pesquisas, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.

A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia.

ESPINAFRE:

A verdura contém potássio e ácido fólico, que juntos podem prevenir a depressão.

PEIXES:

Entre as carnes poderia estar dando preferência as delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade.

JABUTICABA:

Nessa frutinha encontramos vitaminas do complexo B que agem como antidepressivos.

OVOS:

Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

UVA:

Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

Alguns estudiosos e nós acreditamos que a alimentação tem efetivamente uma participação importante para evitar a depressão. Além do que já foi dito anteriormente sobre alguns alimentos, vão aqui algumas dicas que poderão estar colaborando para diminuir sintomas e auxiliar no combate a Depressão.

* Diminuição da ingestão de açúcares

* Evite cafeína

* Use e abuse das frutas e verduras

* Prefira alimentos que contenham baixos teores de gordura (Um estudo feito durante 5 anos nos Estados Unidos, mostrou que homens e mulheres que seguiram uma dieta de 20 a 30% de calorias relacionadas à gordura, apresentaram não só uma diminuição de colesterol, como também uma diminuição da depressão)

* Evite alimentos industrializados

VIVA COM MAIS SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário