Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Receitas de inverno

Olá pessoal, selecionei algumas receitinhas de caldos e sopas para subir a temperatura hehehe

Caldinho de milho verde
2 latas de milho verde escorridas

1 caixinha de creme de leite

2 e ½ xícaras de leite

Azeite, sal, salsinha

Bata o milho no liquidificador com o leite e o creme de leite, passe na peneira, despreze o bagaço. Leve ao fogo, tempere com azeite e sal, deixe no fogo até ferver, ela engrossa um pouquinho. Sirva com torradas.

Caldo de Carne com Mandioca


1 quilo de mandioca

500 gramas de carne moida ou em cubos pequenos

2 cabeça de cebola em cubos

sal e pimenta a gosto

cheiro verde a gosto


Depois da mandioca descascada e retirar o talinho, coloque para cozinhar em dois litros de água até ficar em ponto de purê para engrassar o caldo. Enquanto isso tempere a carne que preferir e frite bem, acrescente o cheiro verde e a pimenta a gosto. Mantenha pelo menos um litro de água quente para acrescentar aos poucos durante o restante do preparo da receita. Bata toda a mandioca no liquidificador e despeje junto com a carne ainda no fogo, acerte no sal e no ponto do caldo, que pode ser mais cremoso ou um pouco mais ralo com o litro de água quente.

Caldo verde português


2 batatas grandes

1 caldo de calabresa (ou galinha)

2 gomos de linguiça calabresa

1 maço de couve

2 litros de água

1 cebola

Cozinhe as batatas na água com o caldo de calabresa (ou galinha). Quando estiverem bem macias, bata no liquidificador e reserve. Numa panela grande, frite a linguiça cortada em rodelas finas, quando estiverem bem fritas (não torradas) adicione a cebola também em rodelas. Junte o creme de batatas e deixe ferver, mexendo bem. Neste momento, prove o sal, pois a calabresa é salgada e tem o caldo de calabresa também. Por último coloque a couve fatiada bem fininha, cozinhe por uns 3 minutos. Não deixe cozinhar muito a couve para que ela fique bem verdinha. Regue com um fio de azeite extra virgem e sirva a seguir.


Sopa árabe


1 quilo de músculo bovino

1 litro de iogurte natural ou coalhada fresca

1 pacotinho de hortelã seca

1 colher de (sopa) de óleo de oliva

1 colher de (sopa) de amido de milho

5 dentes de alho

Cozinhe o músculo em água (pode acrescentar um caldo de costela ou de picanha na água) até ficar bem macio. Retire a carne e desfie. Separe o caldo. Em uma panela acrescente o iogurte natural e as três xícaras do caldo de carne preparado acima. Quando aquecer, acrescente uma colher de (sopa) de amido de milho para engrossar. Adicione a carne desfiada. À parte, em uma frigideira, frite os dentes de alho amassadinhos com óleo de oliva e umas três colheres de (sopa) de hortelã seca. Acrescente esse refogado a panela com a carne e iogurte. Sirva quente.


Sopa de brócolis cremosa com croutons


Croutons:

4 fatias de pão de forma

Azeite
Sopa:

100 gramas de farinha de trigo

100 gramas de manteiga

Pimenta-do-reino em pó

½ buquê de brócolis

2 litros de leite

Sal

Croutons:

Cortar o pão de forma em cubos iguais. Espalhar em uma assadeira e regar com um pouco de azeite. Levar ao forno pré-aquecido até que fique dourado.

Sopa:

Limpar e cortar o brócolis em pedaços pequenos e reservar. Em uma panela larga, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha. Misture em fogo baixo até virar uma pasta amarela. Adicione o leite e brócolis já cortado. Deixe o leite engrossar em fogo médio, mexendo para não queimar no fundo. Depois de engrossar, bata no liquidificador até ficar homogênea e peneire em uma outra panela. Finalize com sal e pimenta-do-reino. Sirva com os croutons.

Sopa de músculo com legumes


200 gramas de músculo picado em pedaços médios

200 gramas de mandioquinha

200 gramas de mandioca

100 gramas de cenoura

100 gramas de chuchu

200 gramas de batata

Temperos e sal a gosto

2 colheres de óleo

2 dentes de alho

Pique todos os legumes em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e o alho picado. Adicione o músculo, refogue bem. Coloque os legumes e a água (suficiente para cobrir). Tempere tudo como gostar. Cozinhe em pressão por 20 minutos e sirva.

Sopa de quinua real


2 xícaras de (chá) de quinua real em grãos

1 xícara de (chá) de cenoura picada

1 xícara de (chá) de chuchu picada

1 xícara de (chá) de mandioquinha

2 colheres de (sopa) de óleo

4 xícaras de (chá) de água

Sal e alho a gosto

2 cebolas

Cozinhar os grão na água com uma pitada de sal e leve a geladeira por 15 minutos para esfriar. Em uma panela com óleo refogue a cebola, o alho amassado e os legumes cortados. Adicione 2 litros de água, o sal e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios. Adicionar quinua cozida em grão e deixar por mais cinco minutos no fogo. Sirva quente.

Sopa de Pinhão Simples


1 xícara de pinhão cru

1 envelope de caldo de carne

Algumas gotas de limão

1 litro de água

Cebola e alho

Bata os pinhões, a cebola e o alho no liqüidificador, misturando um pouco de água. Coloque os ingredientes já triturados, o caldo de carne e o limão em uma panela com o restante da água, mexendo sempre. Se o caldo ficar muito grosso, acrescente mais água.


Bom Apetite a todos! logo estarei postando as  receitinhas lights....

Nenhum comentário:

Postar um comentário